segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

53º ENCONTRO DE FOLIAS DE REIS EM UBERABA


No dia 12 de fevereiro de 2012, na cidade de Uberaba, cerca de 60 companhias – 6 grupos de Uberlândia, 5 de Sacramento, 2 de Nova Ponte e os demais de Uberaba – participaram do 53º Encontro de Folias de Reis.
De acordo com a Federação das Companhias de Folias de Reis do Estado de Minas Gerais, existem cerca de cinco mil companhias em atividade no Estado e em Uberaba há cerca de 200 conjuntos de foliões.

A Folia de Reis ou Reisado – festa popular, de caráter religioso, herdada dos colonizadores portugueses – se constitui de um auto, em que são dramatizadas as passagens bíblicas do nascimento de Cristo, da visitação dos reis magos e da fuga da sagrada família para o Egito. É uma manifestação alegre e colorida, impregnada de expressão de fé e os preciosos versos são preservados de geração em geração, por tradição oral.

O grupo – normalmente integrado por 12 membros (mesmo número dos apóstolos) – é composto pelo Alferes (ou Capitão, chefe da Confraria), dos cantadores, instrumentistas (viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, pandeiro, triângulo, caixa são os principais instrumentos). Nas apresentações, é “oferecida” a bandeira do grupo – enfeitada com fitas e santinhos –, à qual tributam especial respeito. A Bandeira Guia ou Santa Guia – simbolizando a estrela que orientou os Reis Magos na visita ao menino Jesus – é o maior símbolo da Folia de Reis e vai sempre à frente.

Na cantoria, o capitão tira os versos que são repetidos pelo coro. A segunda e a terceira vozes realizam a primeira resposta integral da cantoria, a quarta e quinta vozes entram na metade dos versos cantando uma oitava acima e no final, entra a sexta ou requinta voz, num grito agudo também chamado tala.