quinta-feira, 15 de maio de 2008

TERNOS DE CONGADA E MOÇAMBIQUE

Foram duas horas e quarenta e cinco minutos de espera para ver, pela primeira vez, Ternos de Congada e Moçambique, na comemoração do dia Treze de Maio, em Uberaba-MG. Na Praça Santa Teresinha, praticamente vazia, afastava minha impaciência, registrando algumas imagens do espaço e procurando satisfazer minha curiosidade sobre o evento com as pessoas que também aguardavam o tão esperado momento.
O que assisti, desfile ou cortejo, foi além da expectativa. Enquanto registrava as pessoas – adultas, jovens e muitas crianças – em suas roupas exuberantes e coloridas, com belos, intrigantes e significativos adereços, meus sentidos iam sendo contagiados pelas imagens, pela cantoria, pelo som dos guizos e pelo forte estrondo dos tambores.
O que se seguiu foi uma envolvente e festiva cerimônia sincrética, celebrando a união do secular com o sagrado.
Fim de festa, a praça foi o grande palco para a dispersão, descontração, descanso, alegria, confraternização.
Uma bela surpresa ver e conhecer Ternos de Congada e Moçambique! Ficou reforçada a certeza de que devemos preservar nosso patrimônio imaterial e de que a humanidade é uma só, bem como a sua origem: ÁFRICA.












































































3 comentários:

Unknown disse...

Paulo,

Belíssimas fotos!!!!!
Realmente, nem tem muito o que comentar... Maravilho!

Michelle Parron disse...

Ola Paulo!

Nossa, parabéns pelas fotografias. Você soube registrar momentos curiosos na cangada!

Abraços.

Marcelo Taynara disse...

Olá Paulo!Tudo bem?Suas fotos são belíssimas.Além das imagens vc fotografou a alma delas.Tomei a liberdade de salvar algumas(não sei se fiz bem)p/eu usar com um artigo sobre congado que postei no meu blog.Depois dê uma olhada lá.Sobre as fotos,se vc não autoriza,me avise p/eu às tirar do blog.marcelotaynara.blogspot.com Um grande abraço,Paulo.