Foram duas horas e quarenta e cinco minutos de espera para ver, pela primeira vez, Ternos de Congada e Moçambique, na comemoração do dia Treze de Maio, em Uberaba-MG. Na Praça Santa Teresinha, praticamente vazia, afastava minha impaciência, registrando algumas imagens do espaço e procurando satisfazer minha curiosidade sobre o evento com as pessoas que também aguardavam o tão esperado momento.
O que assisti, desfile ou cortejo, foi além da expectativa. Enquanto registrava as pessoas – adultas, jovens e muitas crianças – em suas roupas exuberantes e coloridas, com belos, intrigantes e significativos adereços, meus sentidos iam sendo contagiados pelas imagens, pela cantoria, pelo som dos guizos e pelo forte estrondo dos tambores.
O que se seguiu foi uma envolvente e festiva cerimônia sincrética, celebrando a união do secular com o sagrado.
Fim de festa, a praça foi o grande palco para a dispersão, descontração, descanso, alegria, confraternização.
Uma bela surpresa ver e conhecer Ternos de Congada e Moçambique! Ficou reforçada a certeza de que devemos preservar nosso patrimônio imaterial e de que a humanidade é uma só, bem como a sua origem: ÁFRICA.
3 comentários:
Paulo,
Belíssimas fotos!!!!!
Realmente, nem tem muito o que comentar... Maravilho!
Ola Paulo!
Nossa, parabéns pelas fotografias. Você soube registrar momentos curiosos na cangada!
Abraços.
Olá Paulo!Tudo bem?Suas fotos são belíssimas.Além das imagens vc fotografou a alma delas.Tomei a liberdade de salvar algumas(não sei se fiz bem)p/eu usar com um artigo sobre congado que postei no meu blog.Depois dê uma olhada lá.Sobre as fotos,se vc não autoriza,me avise p/eu às tirar do blog.marcelotaynara.blogspot.com Um grande abraço,Paulo.
Postar um comentário