sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Aves do Cerrado

Deslumbrado pela grande quantidade de espécie de aves na cidade de Uberaba-MG, onde atualmente estou residindo e trabalhando como artista plástico, decidi iniciar um trabalho fotográfico no ano passado. Posteriormente, visitei a área rural de Sacramento-MG, onde registrei, também, outras espécies de aves. Utilizei uma câmera Canon EOS Digital Rebel XT com uma Canon Zoom Lens EF 75-300 mm.
A avifauna do Cerrado, com cerca de 837 espécies – de mata, de campos de cerrado, de campos de altitude, brejos, matas ciliares, veredas de buritis, rios, lagoas –, é extremamente rica e diversa, abrangendo aproximadamente metade das aves listadas no Brasil.
As áreas nativas, hoje, representam menos de 30% de sua extensão original. O Cerrado, um dos biomas de maior diversidade de fauna e flora do mundo, integra o bloco dos 25 grandes biomas mais ameaçados do planeta, segundo estudo da ONG Conservation International.
As aves respondem à ação antrópica, colonizando novas áreas, abandonando outras, ou permanecendo nos habitats pouco alterados
Com as construções das cidades, ocorreu a substituição dos ambientes naturais pelos habitats ditos antrópicos – ruas, praças, pomares, lagos, jardins, gramados, casas, prédios –. Nas áreas rurais, fez-se a conversão do cerrado nativo por áreas de pastagens, cultivos agrícolas, fazendas.
Abaixo, algumas imagens da riquíssima avifauna do Cerrado.

João de Barro

Maritaca

Pica Pau


Saira Azul

Garça Real

Garça Real

Gralha

Periquito

Tiziu

Tico Tico Rei

Tico Tico

Siriema


Sanhaço
Coleiro

Colibri

Colibri

Curicaca

Alma de Gato

Anu Branco

Anu Preto

Bem Te Vi

Canário da Terra




Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog.